DEZ DICAS



1. Na hora de contratar um professor particular, é melhor que a primeira conversa seja feita na ausência do aluno. Nesta conversa, os pais devem informar sobre as características da criança ou do adolescente: se gosta ou não de estudar; se gosta ou não da escola; matérias favoritas e matérias que menos gosta; principais fatores que causam a falta de atenção; problemas de disciplina durante os estudos; rendimento escolar; necessidades educacionais especiais.

2. Para aproveitar ao máximo o horário da aula sem interrupções, o aluno deve beber água, comer e ir ao banheiro antes do início da aula.

3. Orientar o aluno sobre a organização do material: providenciar lápis apontado (se necessário, mais de um) ou lapiseira, borracha, régua, lápis de cor, apontador, papel de rascunho, livro didático, dicionário, atlas e outros materiais que se fizerem necessários antes da chegada do professor.

3. Ter um local apropriado para estudo em casa: uma mesa, duas cadeiras, local arejado, iluminado, limpo e silencioso para facilitar a concentração.

4. Acompanhar a vida escolar da criança ou do adolescente diariamente e manter contato com o professor de acompanhamento escolar em dia e horário previamente combinados.

5. Ter sempre um acompanhante em casa para evitar que o aluno interrompa a aula para atender telefone, interfone ou campainha.

6. Separar uma folha de papel para anotar coisas a serem feitas depois da aula como telefonar para um colega ou enviar um e-mail. Isso evita que o aluno interrompa a aula com medo de esquecer o que tem que fazer.

7. Orientar o aluno para desligar o celular e fechar e-mail e sites de redes sociais durante a aula.

8. Informar ao aluno sobre o objetivo do acompanhamento escolar, o horário de início e término da aula, e o valor que está sendo pago para que, a partir destas informações, a criança ou o adolescente valorize o período da aula.

9. Disponibilizar para o professor particular a grade de horários da escola, a organização de atividades (provas, trabalhos, frequência do Para Casa) e outras informações sobre a organização escolar que se fizerem necessárias.

10. Por último mas não menos importante: seja parceiro da escola e do professor particular de seu filho. Mesmo pagando, a educação não pode ser reduzida à condição de mercadoria. Para dar certo, o processo educativo demanda a participação e o comprometimento dos alunos, das famílias e dos professores.